-
Arquitetos: Paulo Moreira Architectures, Verkron Art Collective
- Área: 600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O “Caminho das Escadinhas” é um projeto que interliga arquitetura, arte e natureza. É um percurso pedonal entre a encosta do bairro do Monte Xisto e a margem do Rio Leça, em Matosinhos. Esta iniciativa procura demonstrar a mais-valia que os projetos realizados com meios escassos podem trazer aos espaços urbanos mais “escondidos” e negligenciados das nossas cidades.
O processo, com um ano de duração, reuniu uma equipa interdisciplinar de arquitetos, construtores locais, artistas e uma rede alargada de parceiros. Na primeira fase da obra, procedeu-se à requalificação das escadas que culminam a Rua das Escadinhas, um dispositivo urbano peculiar, acesso entre as cotas alta e baixa da encosta poente do Monte Xisto. O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre a escada pública e o terreno privado vizinho, criando-se uma estrutura de bancos convidando ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso.
Seguindo o trilho que liga o sopé da escada ao rio Leça, recuperou-se uma antiga ruína, transformando-a numa zona de convívio, no meio da natureza. Pequenas intervenções permitiram devolver ao conjunto o seu carácter original, despindo-o de intervenções precárias que se foram acumulando ao longo dos anos. O trabalho cuidado de recuperação promove a permanência no local, através da instalação de bancos em todos os “quartos” da edificação, conferindo-lhe uma função de socialização.
Este projeto foi promovido pelo INSTITUTO e projetado por paulo moreira architectures, com Verkron, no âmbito do programa Bairros Saudáveis, também com os apoios InResidence / Ágora – Cultura e Desporto e União de Freguesias - Custóias, Leça do Balio e Guifões.